21/10/2019

6 dicas que você precisa ler antes de abrir a sua vidraçaria!


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Está pensando em abrir sua própria vidraçaria? Para que ela tenha sucesso é importantíssimo conhecer diversos aspectos do mercado em que você irá atuar.

Confira 6 dicas que você precisa ler antes de abrir a sua vidraçaria!

Um erro muito comum cometido por vidraceiros é acreditar que saber fazer uma boa instalação e conhecer a parte técnica são suficientes para abrir uma vidraçaria. Muitos se esquecem da importância da gestão e dos conhecimentos de administração e da área comercial. É por este motivo que muitas vidraçarias abertas no Brasil, assim como negócios em outros setores, não sobrevivem por muito tempo. Confira as dicas que selecionamos para que sua empresa tenha grandes chances de sucesso.

1. Faça um planejamento e estude seu público-alvo

Para alcançar seus objetivos é essencial ter um planejamento claro, objetivo e detalhado. O empreendedor que deseja abrir uma vidraçaria precisa saber onde está e aonde quer chegar. Além do conhecimento do segmento, é necessário desenvolver um plano de negócios, através de pesquisas de mercado, análise da concorrência e descobrir as necessidades de seu público-alvo na região em que pretende atuar. Isso o ajudará a não cometer os mesmos erros de quem teve experiências mal sucedidas. É necessária uma projeção da demanda a fim de ter uma estimativa de vendas para um determinado período.

É imprescindível para um empresário, iniciante ou não, ter conhecimento da área de gestão empresarial para conduzir melhor seu negócio, pois isso proporcionará uma visão geral de todo o negócio, o que lhe ajudará na hora de tomar decisões, analisar dados e usar ferramentas adequadas no seu dia a dia, além de poder entender questões burocráticas como impostos, notas fiscais, leis trabalhistas, etc.


2. Saiba cobrar pelo seu trabalho

É importante demonstrar o valor de seu trabalho aos clientes. Na tentativa de garantir um serviço, muitas vidraçarias caem no erro de cobrir todas as ofertas de concorrentes. Além de ser uma estratégia perigosa, isso desvaloriza o trabalho dos profissionais. Deve -se cobrar um valor justo, compatível com seus custos e com o serviço que será executado.

Não esqueça de considerar os custos com transporte, combustível, tempo de locomoção e manutenção de equipamentos. Ter uma boa visão de como e o que cobrar, e como distribuir seu dinheiro é fundamental.


3. Controle a entrada e saída do caixa

Para não perder o controle de seu negócio, o empresário deve ter controle sobre o que gasta e o que vende, ou seja, as receitas (dinheiro que entra) e as despesas (dinheiro que sai). 

Como custos e desepesas, devem ser computados todos os gastos necessários para a manutenção da empresa e a realização do serviço, como aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, impostos, despesas de vendas, manutenção de equipamentos, transporte e locomoção para o local onde o serviço será realizado, entre outros. O cuidado na administração e redução dos custos envolvidos através de redução de desperdícios, controle de despesas internas e compra de produtos necessários pelo melhor preço indica que o empreendedor poderá ter maior sucesso em seus negócios.

Para manter esse controle é imprescindível ter uma planilha de fluxo de caixa, para administrar suas receitas e despesas de forma correta. Com isso, será mais fácil se organizar para pagar as contas pontualmente e assim obter vantagens junto aos fornecedores. Hoje em dia, diversos softwares possuem ferramentas de fluxo de caixa. Invista um tempo para estudá-los e escolher o que melhor se adequa ao seu negócio.


4. Tenha uma reserva para imprevistos

A instabilidade de qualquer negócio também deve ser prevista durante o planejamento. Abrir uma vidraçaria e começar sem nenhum capital é muito arriscado e difícil. O ideal é ter dinheiro suficiente para garantir o pagamento das despesas de três a seis meses. Mesmo depois do negócio engrenar, é necessária uma reserva em caixa para gastos imprevistos, mantendo assim a saúde de seu empreendimento.


5. Reinvista na empresa para que ela cresça

Antes da divisão dos lucros, é importante destinar cerca de 30% do lucro líquido para reinvestir em seu negócio. Não há problema em começar pequeno e com pouco capital, desde que tenha um plano de crescimento. 


6. Tenha uma presença online relevante

Para alcançar mais clientes, garanta a presença online de sua empresa. É importante manter páginas e conteúdos relevantes para seus clientes nas redes sociais mais utilizadas, mas também é fundamental que sua empresa tenha um site que capture prospectos e possíveis clientes, e que seja responsivo, ou seja, que adaptam o tamanho das suas páginas ao tamanho das telas que estão sendo exibidos, como as telas de celulares e tablets. A pesquisa via mobile é uma tendência mundial e o Google revelou que 86% dos usuários de smartphone fazem pesquisa de compras e serviços usando o aparelho. 

Entre as muitas mudanças causadas pelas novas tendências, se destaca a importância do SEO local. O SEO (Search Engine Optimization), consiste na otimização de páginas do site para alcançar melhor posicionamento orgânico nos mecanismos de busca. A estratégia já é usada há anos por empresas de diferentes segmentos e tamanhos para melhorar o ranking das páginas em sites de busca como Google, Yahoo, Bing e outros e aumentar o tráfego do site e as vendas.

O SEO local é uma estratégia que visa outras alternativas de otimização para permitir que o usuário encontre uma solução perto do local no qual ele se encontra e assim tenha acesso mais fácil ao serviço ou produto que pesquisa.

Conhecer e entender essa estratégia é um diferencial que pode ser fundamental para sua empresa.


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Fontes: 
https://vidroimpresso.com.br